Renovação da frota, qualificação de mão de obra e segurança prevencionista, ações que antecipam as exigências dos clientes.
O segmento de movimentação de cargas passa atualmente pela fase de amadurecimento, a qual muitos outros serviços de locação e prestação de serviços passaram nos últimos anos. Há pouco tempo a questão “preço” era a chave para o fechamento da maior parte dos negócios. Com a evolução dos contratos de prestação de serviços e locação de equipamentos para movimentação de cargas as exigências dos clientes aumentaram e vê-se a cada dia a cobrança em relação a prazos de cumprimento de cronogramas e outros aspectos que envolvem uma obra, como a consciência ambiental e a integridade humana. Com isso, o valor-hora deixa de ser por si só, o fator determinante para o fechamento de um negócio, mas sim um dos itens a ser estudado dentre uma variada gama.
|
No primeiro momento o fechamento de um negócio baseado somente no preço, comumente aplicado a licitações/concorrências pode parecer um sucesso, porém a outra face, muitas vezes, somente será vista em campo. Das diversas variáveis que devem ser observadas durante o processo de negociação o cliente deve ficar atento aos principais fatores que colaboram para o êxito em qualquer prestação de serviço ou locação.
|
Os equipamentos utilizados na movimentação de cargas estão deixando de ser commodities. Assim sendo, não basta simplesmente locar o guindaste de capacidade X ou Y, analisar fatores como ano de fabricação, conservação e marca dos equipamentos são aspectos que evitarão preocupações durante a execução da obra, garantindo o cumprimento do acordado em contrato, dentro do prazo e sem a presença de índices de acidentes.
A qualificação da mão de obra envolvida no processo, que vai desde a equipe comercial, a equipe técnica e operacional faz toda a diferença. Os clientes necessitam de agilidade e confiabilidade nas soluções, que somente serão atendidas com uma integração harmoniosa entre todas as áreas envolvidas no processo.
O atendimento ágil e esclarecedor da equipe comercial, a presença no cliente, prestando-lhe auxílio na análise do projeto, propondo e inovando no desenvolvimento de soluções tornam o relacionamento entre cliente e fornecedor muito mais do que uma simples transação entre comprador e vendedor, torna-se uma parceria contínua.
Implantação de Parque Éolico - Ceará - Brasil |
A segurança, não só nas operações de movimentação de cargas, mas em qualquer tipo de operação, é fator determinante para iniciar qualquer projeto. Porém, não se deve ater somente na segurança com a integridade humana, mas de todo meio ambiente e a sua biodiversidade. Esse último fator tem sido decisivo para a liberação da exploração de muitos recursos naturais, nos quais as empresas, suas coligadas e terceirizadas tem que seguir normas rígidas e bem fiscalizadas. Esse objetivo é atingido quando se tem lado a lado cliente e fornecedor agindo de forma prevencionista e consciente do seu papel no desenvolvimento da economia e da cultura de sustentabilidade.
As empresas procuram no dia a dia, muito mais que fornecedores de equipamentos, elas buscam parceiros, e essas parcerias são desenvolvidas com base na experiência positiva das partes, do diferencial competitivo que pode ser representado pelas certificações, a qualidade dos serviços ofertados, os equipamentos, a mão de obra, consciência social e ambiental, entre tantos outros. “O que se sabe, é que para a franca expansão do mercado de engenharia de movimento, podemos esperar novas exigências por parte dos clientes”. Afirma Carlos Rigailo, gerente comercial nacional da Makro Engenharia.
De uma maneira geral, o mercado de guindaste expande-se nas diversas obras que estão em implantação no Brasil, e isso dá oportunidade para o surgimento de novas empresas e equipamentos diversos. O que devemos lembrar é que mais do que guindastes, uma empresa de engenharia tem planejamento, conhecimento técnico, pessoas, e estas precisam ser capacitadas, aptas a operar em situações que requerem o máximo da atenção e sintonia da equipe.
A engenharia de movimento está em contínuo movimento para o seu aprimoramento e fornecimento de novas tecnologias e essa ampliação do mercado torna-se uma forma de qualificar os fornecedores, capacitá-los a desenvolver serviços que promovam o crescimento e garantam o resultado do cliente final.