quarta-feira, 8 de junho de 2011

Segurança no içamento

Com a vivência que temos em campo observamos que muitas vezes no fervor de uma obra nem sempre os operários atentam para nossa própria segurança, principalmente quando se fala em movimentação de carga.

Por isso, cabe aos gestores de sites ter a certeza de que seus operadores e ajudantes são capacitados para as operações que realizam, aos iniciantes e veteranos, todos devem ser treinados nos procedimentos de operação e quanto a importância do uso de EPI tal quais, luva de couro, capacete, bota de segurança, protetor auricular,óculos e cinto de segurança para operações e instalação de lingadas em cargas acima de dois metros.
Nos equipamentos devem ser munidos de escada, cones e correntes para realizar o isolamento da área de trabalho afim de evitar invasão de área pelos curiosos.
O check list diário realizado pelo operador é de grande valia nele é possível identificar as boas condições do equipamento.
Não podemos esquecer dos equipamentos de prevenção a acidentes de meio ambiente, devemos estar sempre atentos e prontos para agir caso ocorra.


Escolher um sinaleiro, que conheça bem os sinais, na falta de visualização do mesmo usar equipamentos de comunicação, rádios e celulares, em caso de falta destes itens a operação deve ser interrompida imediatamente até que a comunicação seja estabelecida.

Lembre-se: "Acidente não acontece por acaso ele é construido a cada dia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário