quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ENGENHARIA DE MOVIMENTO EM MOVIMENTO

Renovação da frota, qualificação de mão de obra e segurança prevencionista, ações que antecipam as exigências dos clientes.

segmento de movimentação de cargas passa atualmente pela fase de amadurecimento, a qual muitos outros serviços de locação e prestação de serviços passaram nos últimos anos. Há pouco tempo a questão “preço” era a chave para o fechamento da maior parte dos negócios. Com a evolução dos contratos de prestação de serviços e locação de equipamentos para movimentação de cargas as exigências dos clientes aumentaram e vê-se a cada dia a cobrança em relação a prazos de cumprimento de cronogramas e outros aspectos que envolvem uma obra, como a consciência ambiental e a integridade humana. Com isso, o valor-hora deixa de ser por si só, o fator determinante para o fechamento de um negócio, mas sim um dos itens a ser estudado dentre uma variada gama.

Içamento de cargas na implantação da Termelétrica Energia Pecém do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em São Gonçalo do Amarante. Expansão do mercado energético no Ceará.

No primeiro momento o fechamento de um negócio baseado somente no preço, comumente aplicado a licitações/concorrências pode parecer um sucesso, porém a outra face, muitas vezes, somente será vista em campo. Das diversas variáveis que devem ser observadas durante o processo de negociação o cliente deve ficar atento aos principais fatores que colaboram para o êxito em qualquer prestação de serviço ou locação.

Parada Geral de Manutenção - Lubnor - Fortaleza - Ceará
Os equipamentos utilizados na movimentação de cargas estão deixando de ser commodities. Assim sendo, não basta simplesmente locar o guindaste de capacidade X ou Y, analisar fatores como ano de fabricação, conservação e marca dos equipamentos são aspectos que evitarão preocupações durante a execução da obra, garantindo o cumprimento do acordado em contrato, dentro do prazo e sem a presença de índices de acidentes.
A qualificação da mão de obra envolvida no processo, que vai desde a equipe comercial, a equipe técnica e operacional faz toda a diferença. Os clientes necessitam de agilidade e confiabilidade nas soluções, que somente serão atendidas com uma integração harmoniosa entre todas as áreas envolvidas no processo.

 O atendimento ágil e esclarecedor da equipe comercial, a presença no cliente, prestando-lhe auxílio na análise do projeto, propondo e inovando no desenvolvimento de soluções tornam o relacionamento entre cliente e fornecedor muito mais do que uma simples transação entre comprador e vendedor, torna-se uma parceria contínua.
Implantação de Parque Éolico - Ceará - Brasil
A segurança, não só nas operações de movimentação de cargas, mas em qualquer tipo de operação, é fator determinante para iniciar qualquer projeto. Porém, não se deve ater somente na segurança com a integridade humana, mas de todo meio ambiente e a sua biodiversidade. Esse último fator tem sido decisivo para a liberação da exploração de muitos recursos naturais, nos quais as empresas, suas coligadas e terceirizadas tem que seguir normas rígidas e bem fiscalizadas. Esse objetivo é atingido quando se tem lado a lado cliente e fornecedor agindo de forma prevencionista e consciente do seu papel no desenvolvimento da economia e da cultura de sustentabilidade.



As empresas procuram no dia a dia, muito mais que fornecedores de equipamentos, elas buscam parceiros, e essas parcerias são desenvolvidas com base na experiência positiva das partes, do diferencial competitivo que pode ser representado pelas certificações, a qualidade dos serviços ofertados, os equipamentos, a mão de obra, consciência social e ambiental, entre tantos outros. “O que se sabe, é que para a franca expansão do mercado de engenharia de movimento, podemos esperar novas exigências por parte dos clientes”. Afirma Carlos Rigailo, gerente comercial nacional da Makro Engenharia.



De uma maneira geral, o mercado de guindaste expande-se nas diversas obras que estão em implantação no Brasil, e isso dá oportunidade para o surgimento de novas empresas e equipamentos diversos. O que devemos lembrar é que mais do que guindastes, uma empresa de engenharia tem planejamento, conhecimento técnico, pessoas, e estas precisam ser capacitadas, aptas a operar em situações que requerem o máximo da atenção e sintonia da equipe.

A engenharia de movimento está em contínuo movimento para o seu aprimoramento e fornecimento de novas tecnologias e essa ampliação do mercado torna-se uma forma de qualificar os fornecedores, capacitá-los a desenvolver serviços que promovam o crescimento e garantam o resultado do cliente final.




Um comentário:

  1. Antes nem gostava. hoje com 6 meses como téc. rigger. Posso afirmar é fascinante.

    ResponderExcluir